Aumente a conversão de pedidos em vendas com a automação da análise de crédito.


É comum que, em tempos de instabilidade, o crescimento das vendas se torne o foco primordial de uma empresa, uma vez que, dificuldades econômicas refletem no aumento da inadimplência das empresas. Desta maneira, é importante implementar a automação de crédito como uma política de contingência, a fim de tentar barrar os efeitos negativos desse cenário.


Esta ação de faz necessária, certo que por mais que a equipe de atendimento seja comprometida com os objetivos gerados pelas necessidades da empresa, a morosidade ou ainda, a falta de uma devolutiva, podem vir a prejudicar a visão do potencial cliente sobre o processo de compra.


A área comercial de uma empresa necessita de atenção, uma vez que, precisa de retorno quanto a eventuais pedidos que possam vir a serem bloqueados por motivos diversos e sendo assim, e este processo demanda tempo. Este tempo acaba por se tornar um custo de oportunidade para a empresa.


Desta maneira, a implantação da automação de crédito pode vir a ser uma metodologia eficaz no aumento da vendagem, uma vez que a equipe de crédito terá respostas ágeis e mais assertivas, possibilitando a empresa a ter maior controlar da sua carteira de clientes contornando as temorosas crises financeiras.


Mapear os processos financeiros de forma que os processos de cobrança da empresa possam ser alinhados e padronizados é o objetivo principal da automação de crédito. Identificado as etapas do processo, a adoção de uma plataforma adequada capaz de unificar as informações e simplificar os processos, o fluxo de dados se tornará mais rápido e preciso.


Através da configuração do sistema, as informações de vendas, o cadastro de clientes — seja de adimplentes, seja de inadimplentes —, entre outros dados financeiros, são facilmente visualizados. Ademais, a automação dos procedimentos de cobrança, como a emissão automática de boletos e a cobrança recorrente, são mais facilmente realizados.

Para que uma empresa alcance realmente o sucesso, área de análise de crédito necessita se tornar um setor estratégico ao invés de se estabelecer como um simples departamento de resolução de problemas. Entre as vantagens da automação da análise de crédito para a empresa e consequentemente a área de vendas podemos citar o aumento da taxa de conversão de pedidos em vendas.


O grande segredo do sucesso da automação de crédito é o aumento da taxa de conversão dos pedidos em vendas. Depois de mapear e identificar os pontos comuns dos pedidos liberados — ou seja, que não causaram inadimplência e são considerados decisões acertadas da equipe — os profissionais podem despender mais tempo para analisar os pedidos bloqueados e convertê-los em vendas, o que aumenta os resultados do negócio.


O foco da área comercial na captação de pedidos: liberados de realizar a análise de todos os pedidos para não dependerem exclusivamente dos critérios do setor de cobrança, o comercial passa a se dedicar exclusivamente a captação de pedidos, manutenção da sua carteira de clientes e ações de relacionamento estratégico.


Não há dúvidas quando aos benefícios gerados pela automação de análise de crédito para a equipe de vendas que agora passam a se dedicar exclusivamente à captação e manutenção de clientes.


A conversão dos pedidos rejeitados em vendas é parte primordial do processo de automação de crédito e permite que os resultados pretendidos sejam realmente efetivados. Para tanto algumas ações se tornam fundamentais neste processo como o direcionamento dos esforços da equipe nos pedidos bloqueados. Com o foco somente nos pedidos bloqueados, é possível entender quais são os pontos que levam a um desbloqueio ou não.


Ou seja, tendo a atenção focada somente para os problemas, visto que o grande volume de análises foi automatizada, é possível que a equipe se volte para a análise dos pedido rejeitados criando novas possibilidades de aprovação, já que a maior parte destes pedidos são rejeitados por falta de informação. O reflexo desta nova perspectiva é a elevação de pedido em vendas.


Outra vantagem é que a busca por informação adicional e o foco nos pedidos bloqueados podem trazer grandes resultados no entendimento do que deve ou não ser melhorado na política de crédito da organização.


A automação da análise de crédito também visa minimizar as falhas de comunicação presentes entre os setores de análise de crédito e a comercial tornando esta relação mais transparente e produtiva. A proximidade gerada entre os departamentos garante aos responsáveis pela área comercial um volume maior de informações que possibilitam transações de maior sucesso.


Para que o processo de automação de crédito se torne um processo com resultados eficientes é preciso contar com as ferramentas que mais se adequam as suas particularidades. É necessário ter o apoio de profissionais especializados para que a implementação seja realizada de maneira harmoniosa as necessidades da sua empresa. Para isso conte com a Neocredit!


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