Behavior Score: o instrumento essencial para o maior controle da inadimplência.


Quando tratamos de inadimplência, inúmeras são as ferramentas utilizadas para minimizar esse agente que pode prejudicar a continuidade de um negócio, levando, inclusive, à falência da organização. Entre as possibilidades estão os indicadores chamados Behavior Score e Collection Score – ferramentas de tecnologia criadas com o intuito de realizar com eficiência a quantidade de análises realizadas diariamente pelas empresas. Afinal, com o rápido crescimento da indústria de crédito no país nas últimas décadas, seria impossível para instituições financeiras conceder crédito sem o auxílio de várias técnicas de análise automática, certo?


Para aplicar esta alternativa na sua empresa é preciso ter consciência do que cada ferramenta significa na prática e de que forma ela pode contribuir para a somatória dos resultados relevantes que devem ser considerados antes da tomada de decisão da concessão de crédito. Hoje abordaremos a ferramenta Behavior Score.


O que é Behavior Score?


O compromisso que você em pagar as suas contas dentro dos prazos estipulados, manter suas informações cadastrais atualizadas e nutrir um bom relacionamento com empresas de crédito além do seu banco? Então, estes são alguns dos aspectos que compõem do Behavior Score.


A ferramenta utiliza da pontuação gerada a partir de um modelo matemático que analisa o comportamento de um consumidor, com base em dados gerados pelo histórico de transações e relacionamento com empresas. Ou seja, o Behavior Score está intimamente ligado ao comportamento que temos junto as organizações bem como o histórico da transações realizadas. Diante de cada ação realizada existe uma pontuação programada gerando uma nota para cada registro identificado.


Vamos exemplificar para um melhor entendimento – Caso você tenha solicitado um crédito e está em dia com as suas obrigações, pagando sempre dentro do prazo de vencimento, essas ações são contabilizados no seu Behavior Score. Quanto mais positivo o seu comportamento junto aos seus credores, maior as chances de obter uma renovação de crédito ou até mesmo a contratação de novos.


Visto como uma ferramenta fundamental de avaliação e gerenciamento de crédito para os solicitantes, o Behavior Score pode ainda auxiliar no estudo do risco em conceder crédito para seus clientes. Dependendo do resultado desta pontuação - havendo baixo risco para aquela concessão - é possível conceder valores maiores, negociar juros reduzidos e com a possibilidade de parcelar em um número maior de vezes para pagamento. Caso o indivíduo apresente risco de um “mau pagador” o crédito pode até não ser negado.


Desta maneira, o instrumento contribui para as políticas de crédito e as cobranças da empresa viabilizem uma linha de crédito consciente, minimizando eventuais perdas de valores e indicando clientes que possuem um perfil positivo para a negociação. Além disso, há uma agilidade muito maior no atendimento, possibilitando a empresa de realizar um número maior de atendimentos diários.


Sem dúvidas, tanto a empresa como o cliente têm a ganhar com a ferramenta. O credor por se resguardar de potenciais inadimplências e o cliente por conseguir que sua solicitação seja atendida de forma segura e eficiente, mantendo assim um bom relacionamento com a instituição afinal, uma análise de crédito cuidadosa, é capaz de fazer com que todos os envolvidos no processo sejam beneficiados.


A Neocredit é uma plataforma de análise de crédito e risco capaz de analisar dados sobre inadimplência e histórico de pagamentos para gerar informações que auxiliam nas tomadas de decisão. Combinamos a agilidade da inteligência artificial e a eficiência de nossos profissionais para ajudar empresas a abraçarem oportunidades com a certeza de que estão fazendo um bom negócio. Nossa missão é elevar a confiança e a segurança em negociações, estimular o crescimento e promover a inovação.


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