Hiperautomação: um divisor de águas dentro da sua empresa.


A Automação está à disposição das empresas que desejarem usá-la para adquirir eficiência, agilidade e mais negócios. Num mercado extremamente acirrado, é notável que aqueles que não a adotarem perderão seu espaço gradativamente, uma vez que, para se manter em alta, é necessário migrar, evoluir, transformar, aprender, errar ou morrer.


Não há setores imunes aos efeitos da tecnologia digital, ao avanço das plataformas e softwares, dos aplicativos, da agilidade da nuvem, do uso e estratégia em torno dos dados. Por este motivo, vimos aqui hoje tratar de automação e sua versão mais ampla, a Hiperautomação.


Mas você sabe do que se trata a Hiperautomação? É um conceito relativamente novo que combina tecnologias avançadas, incluindo Inteligência Artificial, Machine Learning e RPA para executar tarefas e processos de forma automática, e para tomar decisões eficientes e rápidas, com pouca ou nenhuma intervenção humana.


Visa auxiliar profissionais a aumentar a sua capacidade, eficiência e a acelerar a entrega de seus serviços. Basicamente estas ferramentas se encarregam de fazer muitas das tarefas humanas e exigirão profissionais melhores e mais capacitados para dividir o trabalho restante. Equipes terão que se adaptar, evoluir e melhorar e isso significa evolução para nós mesmos.


Quando falamos em automação, a primeira coisa que vem à mente são os sistemas RPA – Robotic Process Automation. Os mesmos ganharam fama por automatizar tarefas repetitivas em escritórios. Hoje, eles continuam sendo de grande valia e compõem uma das peças da Hiperautomação. Estamos nos referindo a um ecossistema de tecnologias capaz de executar tarefas, processos e tomar decisões com para na Ia e suas regras, de forma eficiente e com pouquíssima intervenção humana. Porém, ela requer a colaboração humana como tomadores de decisões interpretando dados e aplicando a lógica dentro da sua realidade.


Juntamente com a força intelectual humana, a Hiperautomação pode resultar em uma empresa bem informada, ágil, munida de dados para insights e para uma tomada de decisão rápida e precisa.


Em se tratando dos benefícios deste conjunto de ferramentas podemos citar que em vez da execução de tarefas repetitivas, que resultam em erros e baixa motivação, as equipes acabam por se engajar em trabalhos mais estratégicos, na resolução de problemas, fornecendo soluções criativas. Entre os benefícios podemos citar:


• Aumento da eficiência profissional;

• Automatização de processos e operações aumentando progressivamente a sua velocidade;

• Agilidade na distribuição, priorização e execução de tarefas;

• Consistência nos dados, com informações instantâneas e precisas;

• Alto nível de controle;

• Redução progressiva dos custos de processos e operações;

• Controle e visibilidade em tempo real;

• Maior produtividade e colaboração das equipes;

• Redução dos erros humanos;

• Maior conformidade e risco reduzido.


Hiperautomação não é algo pronto. Dependendo das tecnologias utilizadas como alicerces, nem tudo é rápido de se implementar: envolve diversas soluções, utilizadas em diferentes etapas e com o envolvimento de equipes distintas. Não adianta achar que é algo que a TI vai resolver!


Embora sejam várias as soluções disponíveis, podemos citar como as principais:


• RPA – Robotic Process Automation, a solução para a automação de tarefas repetitivas.

• IBPMS – Intelligent Business Process Management Suite, a solução para gerenciamento de processos inteligentes.

• MACHINE LEARNING, a solução para a tomada de decisão a partir de exemplos e em novas situações.

• INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA), a solução para desenvolver negócios orientados por insights.


Em se tratando da incorporação da Hiperautomação ao cenário de análise de crédito e risco, podemos afirmar que a Neocredit vem auxiliando organizações de diferentes setores a criar resiliência em seus negócios, modernizando e se adaptando aos novos tempos, combinando agilidade da inteligência artificial e a eficiência de nossos profissionais para ajudar empresas a abraçarem oportunidades com a certeza de que estão fazendo um bom negócio. Nossa missão é elevar a confiança e a segurança em negociações, estimular o crescimento e promover a inovação.


Otimize seus processos continuamente para ter mais competitividade, gerar novos negócios e ampliar a sua participação no mercado.


Conte com os especialistas da Neocredit para trilhar com sucesso a Jornada de Automação!







11 visualizações0 comentário