O fator humano na análise de risco de crédito.


Devido a contínua crise econômica vivenciada por nosso país, os índices de inadimplência tem crescido constantemente atingindo recordes e índices notáveis. Neste contexto, cresce a preocupação das empresas dos mais variados setores da economia brasileira, diante da concessão de crédito. Em muitos casos, sinônimo de algo arriscado e de difícil administração.


É visível que um dos pontos fundamentais para o bom desempenho da análise de risco de crédito é ter rapidez para buscar e analisar as informações dos potenciais clientes. É necessário saber com velocidade se o cliente terá como cumprir com o saldo devedor, com o intuito de não sucumbir à concorrência.

Porém, é imprescindível também ter segurança em todo o caminho trilhado pela operação. Uma gestão de risco de crédito competente, precisa ter a sua disposição, um bom número de fontes de informações e com dados atualizados.


Fazer a gestão deste conjunto de dados e informações é algo complicado e desgastante se o processo for realizado de maneira manual. A análise de crédito envolve tomar decisões em um cenário de incertezas e de mudanças contínuas. As técnicas tendenciosas, baseadas no julgamento humano, além de potencializar eventuais prejuízos, normalmente são processos demorados. Ademais o poder decisório é algo que demanda alta responsabilidade e muitos riscos, o que pode tornar o processo ainda mais lento por incertezas por parte do colaborador, uma vez que, a tomada de decisão feita de maneira errada pode comprometer todos os resultados da empresa, e, inclusive, colocá-la em potencial perigo financeiro, arriscando até mesmo sua sobrevivência no mercado.


A análise de informações com suporte tecnológico de um sistema focado em permitir uma visão ampla e analítica do processo de aprovação e concessão de crédito como um todo substitui a análise intuitiva e repetitiva, que, na maioria das vezes reproduz tarefas árduas e cansativas, culminando em desmotivação por parte da equipe. Com isso, embora o feeling ainda tenha seu valor, conseguimos substituir este modelo por uma abordagem muito mais qualitativa e quantitativa. Com o software adequado, a aprovação de crédito passa a ser feita de forma automática e parametrizada e aos analistas, cabe apenas aprovar a decisão ou não, nas situações em que o sistema não puder tomar a decisão automaticamente.


Com a implementação de um recurso inteligente, automatizado e personalizado, os colaboradores ficam desprendidos para se destinarem a outros processos internos, o que permite que eles tenham mais tempo hábil e consequentemente acabam por agilizar outros setores importantes do negócio influenciando até mesmo na motivação profissional.


Nesse contexto, gestores e líderes devem estar atentos ao papel das inovações, sobretudo daquelas que são capazes de oferecer melhorias significativas para a qualidade do trabalho gerando resultados ainda mais positivos para a companhia.


A 𝗡𝗲𝗼𝗰𝗿𝗲𝗱𝗶𝘁 pode auxiliar a sua empresa oferecendo uma plataforma desenvolvida por nossa equipe que promove otimizações contínuas na gestão de dados de qualquer empresa, o que é primordial para traçar e realizar estratégias de sucesso. Além disso, possibilita a gestão de risco, viabilizando os cuidados necessários para garantir negócios bem sucedidos.


𝗡𝗲𝗼𝗰𝗿𝗲𝗱𝗶𝘁 - 𝗔𝗰𝗿𝗲𝗱𝗶𝘁𝗮𝗺𝗼𝘀 𝗻𝗮 𝗶𝗻𝗼𝘃𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗲 𝗻𝗼 𝗽𝗼𝗱𝗲𝗿 𝗱𝗼𝘀 𝗱𝗮𝗱𝗼𝘀!


Interessado em saber mais? Fale com a nossa equipe!


#analisedecredito #inovacaotecnologica #gestaodedados



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo