O mercado de crédito brasileiro.


O mercado de crédito brasileiro enfrentou grandes desafios com a pandemia, mas conseguiu resistir e apresentar modesta evolução, uma vez que, 2022 está sendo marcado pelo restabelecimento das organizações que foram fortemente atingidas pelos efeitos do Covid-19.


Com os impactos do coronavírus minimizados, a expectativa agora é de retomada de crescimento para o mercado de crédito no Brasil. Apesar disso, ainda vivemos incertezas econômicas principalmente a partir do segundo semestre, quando o período eleitoral toma conta e há reação do mercado externo.


Sendo assim, é fato que os gestores das empresas precisam estar preparados para as eventuais dificuldades, monitorando o cenário da economia brasileira, mantendo-se informado sobre às previsões e tendências do mercado, com o objetivo de projetar as ações da sua empresa.


Diante das incertezas econômicas e sociais, as empresas necessitam se reinventar e traçar novas estratégias ligadas às novas soluções oferecidas para o setor de crédito.


Para isso reunimos, neste artigo, alguns desafios para o mercado de crédito em 2022.


· Maleabilidade dos Scores

Quanto mais bem elaborado e estratégica a concessão de crédito, melhores serão suas contribuições para uma comercialização financeiramente mais saudável, garantindo a identificação e liberação de crédito de acordo com o perfil de cada cliente.Esse desafio é enfrentado com a ajuda da tecnologia, que explora com inteligência essa base, cruza os dados de maneira eficiente, melhora a experiência do consumidor e aprova o crédito de modo consistente e mais humanizado.


· Controle de risco

É inegável que o mercado de crédito vem enfrentando muitas transformações nos últimos anos por isso se faz essencial o investimento em segurança a longo prazo. Muitas organizações possuem times e ferramentas absolutamente competentes, inclusive com nível de relacionamento muito profundo com seus clientes, mas ainda assim, sofrem com estruturas de crédito faltosas. O contexto exige o investimento em soluções de dados, de plataforma de tecnologia e inovações para uma concessão de crédito eficiente e segura. A estruturação de como o processo de controle de risco acontecerá é que definirá a eficiência nos seus resultados.


· A democratização do acesso ao crédito


Atualmente a digitalização facilitou a democratização do crédito, podendo chegar a qualquer ponto do Brasil, independentemente de classe social, desde que o bolso do consumidor comporte. Diante dessa mudança, as empresas tiveram que lidar com uma rápida modernização de seus processos, tendo que se adaptar ao uso de aplicativos e sistemas online rapidamente desempenhando um papel importante e significativo na economia. Por outro lado, com os desafios dessa realidade online torna-se imprescindível o reforço das plataformas de prevenção a fraudes. Conhecer o cliente é, sem dúvida, uma das maneiras mais eficientes de se evitar fraudes. Quando a empresa é capaz de avaliar o histórico do consumidor no mercado, status do seu CPF ou CNPJ, os seus hábitos e a existência de pendências em seu nome, por exemplo, fica muito mais fácil e seguro avaliar os riscos de uma operação. Por isso, a recomendação é sempre agir com cautela, investindo em soluções de análise de crédito e que sejam capazes de mapear o perfil do cliente.


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